a assembleia-geral das Nações Unidas reúne-se a 29 de Outubro para votar o fim do embargo económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos que dura desde 1959
a assembleia-geral das Nações Unidas reúne-se a 29 de Outubro para votar o fim do embargo económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos que dura desde 1959 a proposta é apresentada pelo governo cubano. Pela 17a vez as Nações Unidas (ONU) discutem o tema do embargo. Já o condenaram em 1992 e, em 2007 votaram a favor da sua eliminação 184 dos 192 países membros da ONU. Quatro países votaram contra e uma abstenção.
a resolução da assembleia não terá carácter vinculativo, contrariamente ao que se passa com as decisões do Conselho de Segurança. Fontes cubanas calculam que, em cerca de 50 anos, os danos sofridos pelo povo cubano por causa do embargo atinjam 226 mil milhões de dólares.
O embargo mantém-se apesar da discordância expressa por muitos países e pelas autoridades mundiais. O Papa João Paulo II, na sua visita a Cuba há 10 anos, condenou o embargo americano.