a Palavra de Deus deve ter presença em todos os meios de comunicação modernos, desde a rádio até ao iPod
a Palavra de Deus deve ter presença em todos os meios de comunicação modernos, desde a rádio até ao iPodO Sínodo dos bispos católicos defende que a voz da Palavra divina deve ecoar igualmente através da rádio, dos canais Internet de difusão virtual em linha, os CD, os DVD, o iPod. Mas não se deve ficar por aqui, deve ecoar também nos ecrãs de televisão e cinema, na imprensa e nos acontecimentos culturais e sociais.
as novas formas de comunicação possuem uma própria gramática de expressão e que convém estar-se preparado técnica e culturalmente para esta missão, salientam os bispos na mensagem final. Os prelados, reunidos em Roma, desde 6 de Outubro, para debater sobre o tema ‘ a Palavra de Deus’, apelam ainda a uma maior difusão da Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, ‘na grande variedade de línguas do planeta’.
Num outro documento, ainda não divulgado, o Sínodo reafirma o carácter central da Bíblia e da sua interpretação religiosa na vida da Igreja Católica. Os católicos são convidados a ter uma Bíblia e há outras propostas que saem dos trabalhos: O diálogo com os judeus a partir da plataforma do antigo Testamento e com os muçulmanos, centrado no elemento comum do único Deus.
Em situações de conflitos étnicos e de tensões inter-religiosas, é pedido o empenho dos católicos na construção de pontes de diálogo para construir uma sociedade mais harmoniosa. É dedicada uma atenção particular aos pobres, aos marginais e aos deficientes, para que a inculturação da Bíblia toque todos os povos da terra.