a apresentação do livro “No silêncio do Santuário. Orações a partir dos Salmos” foi também um momento de oração e louvor
a apresentação do livro “No silêncio do Santuário. Orações a partir dos Salmos” foi também um momento de oração e louvorEscreve sobre as vítimas das injustiças da sociedade, os pobres, os excluídos e marginalizados nas suas orações. as situações de hoje encontram reflexo nas minhas orações, afirmou o padre Jorge Guarda, na apresentação do livro, em Fátima.
a obra reúne textos escritos pelo vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, semanalmente, no jornal ‘O Mensageiro’, ao longo de mais de três anos, inspirados nos 150 salmos bíblicos. São orações cristãs, reforçou o autor. alguns dos textos são inspirados na vida dos santos onde bebo inspiração, mas também em textos do Vaticano II, citados ou evocados, disse.
as orações não substituem os Salmos pois são Palavra de Deus, as minhas são humanas, salientou perante o público que encheu o pequeno auditório do ‘Espaço Fatimae’. Jorge Guarda defende que uma das formas de usar estas orações poderá ser rezar o Salmo, interiorizá-lo no íntimo do coração e depois usar a oração, como prolongamento.
Nós cristãos somos mais pela súplica (na oração) que pela gratidão, criticou o vigário-geral. Estas orações podem servir para rezar quando se tem menos tempo, apontou ainda.
Jorge Guarda espera, parafraseando as palavras do bispo da diocese no prefácio da obra, que estes Salmos e orações possam levar os leitores a descobrir e a apreciar Deus, de modo mais profundo. Cânticos de louvor e momentos de oração pautaram esta apresentação do livro.