Decorre em Lagos, até domingo, 26 de Outubro, no algarve o III Fórum Nacional das Estruturas Representativas dos Imigrantes
Decorre em Lagos, até domingo, 26 de Outubro, no algarve o III Fórum Nacional das Estruturas Representativas dos ImigrantesDesde que a nova lei da nacionalidade, de Fevereiro passado, entrou em vigor, já foi concedida a nacionalidade portuguesa a cerca de 13 mil crianças, filhas de imigrantes. a informação é do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, em Lagos, na sessão de abertura do III Fórum Nacional das Estruturas Representativas dos Imigrantes. a lei e as novas regras de naturalização permitiram legalizar e naturalizar cerca de 13 mil crianças, filhos de imigrantes.
Sob o lema Que políticas de Imigração para o Século XXI, o fórum da capital algarvia reúne mais de uma centena de líderes associativos em representação de várias comunidades de imigrantes, refere a Lusa. Estão a ser discutidos temas centrais que definem a actual política de imigração em Portugal. Na sessão de abertura assistiram diplomatas de Cabo Verde, angola e Moçambique. O ministro português afirmou que Portugal é um dos poucos países europeus que deu passos pouco habituais para a integração dos imigrantes.
a nova lei permitiu mudar uma realidade e combater a exclusão e lutar contra a xenofobia, como uma das prioridades do governo. O ministro garantiu que Portugal tem um bom clima para a integração na sociedade portuguesa dos imigrantes de todos os países, acrescentando que actualmente temos cerca de 435 mil imigrantes. a crise financeira sentida a nível mundial poderá vir a ser um factor de risco para a integração dos imigrantes devido ao mercado de emprego.
O encontro de Estruturas Representativas dos Imigrantes estuda quatro temas: a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho e o movimento sindical, Políticas Sociais em Portugal e a integração dos imigrantes, a União Europeia e as políticas de imigração e os Desafios do movimento associativo imigrante em Portugal. Do encontro sairá um documento denominado agenda Lagos, com contributos concretos para uma melhor integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.