Se há alguém que a crise vem penalizar são aqueles que pouco ou nada têm. Que são os menos responsáveis pela referida crise, advertem responsáveis mundiais
Se há alguém que a crise vem penalizar são aqueles que pouco ou nada têm. Que são os menos responsáveis pela referida crise, advertem responsáveis mundiaisOs mais pobres entre os pobres do mundo merecem um apoio imediato para os ajudar a suportar a crise financeira global, afirmaram esta sexta-feira altos responsáveis mundiais, entre eles o seu secretário-geral Ban Ki-moon. Se nada for feito e se nenhuma acção concertada for tomada – numa advertência que já não é inédita -, os recentes progressos no combate à pobreza, duramente conquistados, podem ser perdidos.
a crise que estamos a viver hoje terá um impacto em todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, mas as suas mais graves repercussões farão sentir-se mais naqueles que são menos responsáveis – os pobres nos países em desenvolvimento, afirmaram numa declaração conjunta emitida em Nova Iorque pelos chefes das agências da ONU e de diversas entidades, incluindo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Para estes altos dirigentes é necessário que todos os países sem excepção tomem medidas para garantir que os mais vulneráveis não sejam deixados para trás. Curiosamente, esta posição – inclusive de instituições que nos últimos anos têm dado cobertura a um mercado livre de qualquer regulação – acaba por ser conhecida depois do mea culpa do antigo presidente da Reserva Federal, alan Greenspan, que disse que esta crise provou que a economia não se pode auto-regular.