Quando era cardeal, Bento XVI pensou em excluir de seu livro “O Espírito da liturgia”, o Capítulo polémico em que defende a celebração da Eucaristia, de costas para a assembleia de fiéis
Quando era cardeal, Bento XVI pensou em excluir de seu livro “O Espírito da liturgia”, o Capítulo polémico em que defende a celebração da Eucaristia, de costas para a assembleia de fiéisÉ o próprio Pontífice que relata este episódio, na introdução ao primeiro volume da sua obra Opera Omnia. O então cardeal diz que, depois de muito reflectir, decidiu manter o trecho de nove páginas.
Os estudos realizados pelos teólogos Lang e Heid, demonstraram que as ideias de fundo eram correctas, vale dizer, que a ideia de que os sacerdotes e fiéis devam se olhar de frente durante as preces, inovação introduzida pelo Concílio Vaticano II, não existia nas antigas comunidades cristãs . a tese de Ratzinger é que sacerdote e fiéis não rezam um aos outros, mas sim unidos, rezam ao Senhor.
O capítulo, apesar da polémica, foi mantido e encontra hoje concretização. Ou seja, a ideia não é mudar a disposição das igrejas, mas colocar uma cruz no meio do altar, para a qual sacerdotes e fiéis olhem juntos, enquanto rezam ao Senhor.