O Parlamento Europeu deve implementar uma agenda de boa governação da diversidade cultural para os 500 milhões de cidadãos que representa
O Parlamento Europeu deve implementar uma agenda de boa governação da diversidade cultural para os 500 milhões de cidadãos que representaO alto Representante das Nações Unidas (ONU) para a aliança das Civilizações e antigo presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, discursou na última terça-feira, 21 e Outubro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Jorge Sampaio elogiou os eurodeputados pela construção de uma Europa mais participativa, mais pluralista e mais próxima dos seus cidadãos, um projecto único em que o último século depositou tantas esperanças.
Segundo o alto Representante da ONU, a globalização, o aumento das migrações e o 11 de Setembro trouxeram para a agenda mundial dificuldades crescentes em vivermos juntos.
Em relação às minorias muçulmanas, Jorge Sampaio referiu que as interrogações vividas se devem a uma questão de identidade europeia. a integração dos muçulmanos exige uma cidadania inclusiva e novas políticas globais e também locais, ligadas à educação, juventude e integração de migrantes.
O antigo presidente da República portuguesa lembrou que a maioria dos povos rejeita o extremismo e está preocupada com os desafios da segurança. a paz sustentável é um sonho de todos, razão porque deve ser dada prioridade política a esta questão.