a 24 de Outubro de 1945, entrou em vigor a Carta das Nações Unidas. Foi neste dia que o documento foi ratificado por 51 países. a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada há 63 anos
a 24 de Outubro de 1945, entrou em vigor a Carta das Nações Unidas. Foi neste dia que o documento foi ratificado por 51 países. a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada há 63 anos a ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com o objectivo principal de manter a paz e a segurança internacionais, propósito que resulta claramente do preâmbulo da Carta das Nações Unidas. actualmente é constituída por 192 Estados – Membros (referência ao ano de 2006), entre os quais Portugal e com a sede na cidade norte-americana de Nova Iorque.
Os seus grandes objectivos são: manter a paz mundial; proteger os direitos humanos; promover o desenvolvimento económico e social das nações; estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os estados soberanos.
Sucedeu à extinta Sociedade das Nações, organização concebida em circunstâncias similares à ONU, durante a I Grande Guerra Mundial (1914- 1918), estabelecida em 1919, em conformidade com o ‘Tratado de Versalhes’, para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança. Um dos feitos mais assinalados pelas Nações Unidas foi a proclamação, em 1948, da ‘Declaração universal dos direitos humanos’.