a pobreza que deve ser erradicada terá uma audição pública que quer ouvir os pobres e não-pobres. antes, a Comissão Justiça e Paz faz publicar um caderno em que se elogia o bem comum
a pobreza que deve ser erradicada terá uma audição pública que quer ouvir os pobres e não-pobres. antes, a Comissão Justiça e Paz faz publicar um caderno em que se elogia o bem comum a pouco mais de duas semanas da sua audição pública sobre a erradicação da pobreza, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) publicou agora um novo Caderno que reúne textos sobre Doutrina Social da Igreja, a partir das intervenções de um seminário dedicado ao Elogio do bem comum, realizado em Junho passado.
ao texto que introduz o tema, pela voz do professor Manuel Carmo Ferreira, seguem-se outras notas avulsas sobre o bem comum, do economista alfredo Bruto da Costa, mas também interrogações pertinentes, por Maria Eduardo Ribeiro, da direcção da CNJP. a rematar, perspectivas de futuro para um debate do tema, pelo padre José Manuel Pereira de almeida, e uma reflexão sobre a Sociedade civil e bem comum, da Pontifícia academia das Ciências Sociais.
Porventura, este caderno – também disponível on-line no site da CNJP – antecipa algumas ideias que podem passar a 8 de Novembro, em Lisboa, pela audição pública sobre a necessidade de erradicar a pobreza e que quer dar voz aos pobres, como Fátima Missionária já antecipou.
Recorde-se que a CNJP pretende convocar pobres e não-pobres para uma reflexão conjunta com vista à desconstrução dos preconceitos acerca da pobreza e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social. Este encontro terá lugar no Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz, em Lisboa), a partir das 9h00 de sábado, dia 8 de Novembro. Informações sobre esta audição