Há favelas numa cidade brasileira em que a história se escreve com menos mortes e violência. Projectos do melhor que se faz no mundo
Há favelas numa cidade brasileira em que a história se escreve com menos mortes e violência. Projectos do melhor que se faz no mundoConhece o programa de controlo de homicídios Fica Vivo! nas favelas de Belo Horizonte? Talvez não. Favelas na Europa traduzem um mais provável eco de violência desmedida que assalta as ruas e os bairros mais pobres das cidades brasileiras. Experiências como a deste programa, que a ONU e o Banco Mundial apresentam como exemplo, não têm espaço nos noticiários europeus. No entanto, Fica Vivo! obteve um decréscimo de até 30 por cento de vítimas nas favelas de Belo Horizonte.
Este exemplo – e outros, como o projecto COaV, a sigla em inglês de Crianças e jovens em Violência armada Organizada’ proposta pela organização não governamental Viva Rio, [que] identifica crianças e jovens empregados e participantes de grupos organizados que praticam violência armada fora das situações tradicionalmente reconhecidas como guerra e conflito – são-nos apresentados em mais uma edição de uma revista on-line que quer trazer Ideias que Movem, o nome que se esconde na sigla IM Magazine.
O artigo citado dá a conhecer a realidade das crianças e jovens envolvidos em conflitos armados. Serão mais de 300 mil em mais de 30 países do mundo. a UNICEF diz que na maioria são adolescentes, mas que existem crianças de sete anos nesta situação, refere-se na peça que tem como título Troco a minha arma por uma vida nova. O tom da reportagem é o desta revista digital, como prova o seu lema – o melhor que se faz no mundo para um mundo melhor.
Há lugar nesta terceira edição (Fátima Missionária já apresentou os anteriores números) para outros artigos que falam da Integração de imigrantes. Exemplos bem-vindos, ou de impulsionadores da mudança que são os guardiães do universo marinho ou o homem sem impacto ambiental. a revista está disponível na internet.