O cardeal patriarca de Lisboa preside ao Solene Pontifical com que se assinala a Solenidade da dedicação da Sé Patriarcal. Será a 25 de Outubro, pelas 11h30
O cardeal patriarca de Lisboa preside ao Solene Pontifical com que se assinala a Solenidade da dedicação da Sé Patriarcal. Será a 25 de Outubro, pelas 11h30Esta celebração servirá para começar a preparar a Festa da conversão de São Paulo, a 25 de Janeiro. No próximo ano, em pleno ano Paulino, esta data será especialmente assinalada por uma peregrinação nacional ao Santuário de Fátima.
Neste ano pastoral, feito à luz dos textos e da espiritualidade de São Paulo estamos a procurar aprender, a compreender as realidades do mundo em que vivemos inspirados, não no espírito do mundo, mas na nossa fé, no Evangelho e na Palavra da Igreja, afirma o cardeal patriarca de Lisboa. José Policarpo recorda que muitos são os grupos que se encontram a fazer esse exercício de escutar a Palavra da Igreja, na sua Doutrina Social, para aprenderem a julgar, a essa luz, a complexa realidade humana do nosso tempo.
a dedicação da Catedral é uma festa da Igreja diocesana, momento para descobrir e celebrar o sentido da nossa pertença a uma Igreja particular, salienta o patriarca de Lisboa em carta endereçada às comunidades cristãs da diocese. O prelado lembra que os dinamismos e anseios da diocese, os caminhos que percorre para exprimir a sua vocação e a sua fidelidade, serão, nesse dia, objecto da nossa prece, expressão da nossa esperança, conteúdo da oblação que oferecemos a Deus, para sua glória.