O mundo vive uma situação crí­tica, no que diz respeito à liberdade de culto. Esta é uma das conclusões do “Relatório sobre a liberdade religiosa no mundo”
O mundo vive uma situação crí­tica, no que diz respeito à liberdade de culto. Esta é uma das conclusões do “Relatório sobre a liberdade religiosa no mundo”algumas das situações mais alarmantes da falta de liberdade de culto encontram-se em países como o Iraque, a Índia, China, Cuba ou Nigéria. Os conflitos militares, o terrorismo e as ditaduras contribuíram, entre outras causas, para estas situações.
O documento, hoje apresentado em Roma, analisa a situação da liberdade religiosa em cada país. Será lançando, em simultâneo, em Berlim, Paris e Madrid. O Relatório sobre a liberdade religiosa no mundo tem 600 páginas, foi editado em seis línguas, entre as quais, o português, e analisa a situação em 191 países.
O relatório é produzido com base nos testemunhos de representantes da Igreja local, documentos oficiais, artigos de agências de notícias e outros media especializados em assuntos religiosos, bem como nas informações fornecidas por organizações de direitos humanos.
Com a publicação deste livro, o objectivo é melhorar as condições de vida de milhões de seres humanos que vêem esmagado o seu direito mais íntimo e profundo , salienta o presidente da Fundação ajuda à Igreja que Sofre (aIS), padre Joaquín alliende, no prólogo da obra. a aIS pretende publicar um relatório sobre a liberdade religiosa no mundo de 2 em 2 anos.