“Não a matem sufocada pelas ‘vozes’, pois só a Palavra maturada no silêncio será ouvida e desencadeará nos outros caminhos de vida”
“Não a matem sufocada pelas ‘vozes’, pois só a Palavra maturada no silêncio será ouvida e desencadeará nos outros caminhos de vida”O cardeal patriarca de Lisboa exortou todos os que falam ou escrevem, na Igreja e fora dela, nos palcos da política, da cultura, da comunicação social , a que salvem a Palavra . Numa conferência proferida na Gulbenkian, sob o tema Literatura e o drama da Palavra , José Policarpo defendeu que a Palavra exprime a densidade do drama humano, do sofrimento, do desejo e anseio, da busca da verdade, da definição de um projecto .
O patriarca salientou ainda que o desconhecimento da Bíblia não é apenas uma carência do ponto de vista religioso, mas é também uma iliteracia cultural. Isto é, significa perder de vista uma parte decisiva do horizonte onde historicamente nos inscrevemos , refere.
Mas a Bíblia que cumpre a definição de livro clássico, é uma biblioteca, apontou o prelado por ocasião da conferência na exposição Weltliteratur. Os livros sagrados são vários, há textos de diversas épocas e em variados estilos literários, que vão da narrativa histórica ou simbólica, ao género epistolar e à poesia, lembrou.
a mostra apresenta textos literários, documentos e obras de arte que mostram a literatura e os autores da geração de Fernando Pessoa. Está patente até 4 de Janeiro.
Rui Vieira Nery, Maria Filomena Mónica, Vasco Graça Moura, Pacheco Pereira e Eduardo Batarda são alguns dos convidados do ciclo de 18 conferências sobre a Palavra. O escritor V. S. Naipaul (Nobel da Literatura 2001) é o orador, a 22 de Novembro.