“Seminários: da memória à profecia” é o tema do primeiro congresso nacional de antigos alunos dos seminários
“Seminários: da memória à profecia” é o tema do primeiro congresso nacional de antigos alunos dos semináriosOs trabalhos decorrem de 24 a 26 de abril de 2009, no Centro Pastoral Paulo VI. a organização do congresso é do Santuário de Fátima conjuntamente com as associações de antigos alunos dos seminários, a Confederação portuguesa dos antigos alunos do ensino católico e a colaboração de todos os seminários portugueses.
a iniciativa foi pensada no âmbito do ciclo comemorativo do centenário do nascimento de Francisco Marto. Visa reflectir sobre a influência exercida por esta Instituição na vida pessoal e familiar, profissional e social de quantos por lá passaram, adianta a comissão organizadora.
Bagão Félix é o único orador deste congresso que não frequentou o seminário e que apresentará o tema Valores cristãos para a sociedade e para o mundo, no último dia dos trabalhos. Serão reflectidas temáticas relacionadas com o desenvolvimento e o papel dos seminários e outras sobre as opções de vida e sobre a vocação. Haverá ainda lugar para a análise ao papel dos seminários na formação de cidadãos. Os trabalhos encerrarão com a Eucaristia, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Jorge Ortiga.