Não há segurança que permita operações eficazes da UNaMID. Partes em conflito perseguem solução militar, denunciam Nações Unidas
Não há segurança que permita operações eficazes da UNaMID. Partes em conflito perseguem solução militar, denunciam Nações Unidasas condições de segurança na região sudanesa do Darfur continuam tão más que a missão conjunta das Nações Unidas e da União africana não pode funcionar de forma eficaz, revela o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no seu último relatório sobre a operação. No documento, as partes do conflito são chamadas a trabalhar numa solução pacífica e a pararem os combates.
O Governo sudanês e os movimentos rebeldes da região continuam a perseguir uma solução militar para o conflito e têm feito poucos progressos na implementação do acordo de paz assinado em 2006, que era suposto acabar com os combates ou pelo menos reduzi-los.
a missão propriamente dita – conhecida pela sigla inglesa UNaMID – é cada vez mais alvo de ataques armados e de acções de banditismo, não facilitando a sua capacidade de mobilizar rapidamente e de modo a cumprir o seu mandato para proteger os civis e ajudar na implementação do acordo de paz.