as mulheres, as minorias e a pena de morte são três preocupações na linha da frente do secretário-geral da organização face ao regime de Teerão
as mulheres, as minorias e a pena de morte são três preocupações na linha da frente do secretário-geral da organização face ao regime de Teerãoas mulheres e as minorias no Irão estão na linha da frente das preocupações do secretário-geral das Nações Unidas, um novo relatório à assembleia Geral sobre a situação dos direitos humanos do país. Outra questão central reflectidas por Ban Ki-moon é a pena de morte, e a sua aplicação pelo regime de Teerão, que inclui execuções e lapidações juvenis.
Ki-moon sublinhou no entanto que o Irão tem feito progressos na promoção da educação e da saúde da mulher, juntamente com desenvolvimentos na revisão de leis discriminatórias, que confrontado que está com uma série de desafios em matéria de igualdade e equidade do género e do poder das mulheres.
O secretário-geral apontou para os empregos limitados fora do sector agrícola para as mulheres e para a generalizada violência baseada no género. além disso, intensificaram-se ataques ao movimento de direitos das mulheres no Irão, o que é também motivo de preocupação.