a pobreza é o principal problema social do distrito de Leiria, revela um estudo feito a organizações não governamentais (ONG)
a pobreza é o principal problema social do distrito de Leiria, revela um estudo feito a organizações não governamentais (ONG)Depois da pobreza, o maior problema social é o desemprego, seguindo-se o alcoolismo, refere o estudo no qual participaram 113 das 180 ONG do distrito. 46 por cento consideraram que a pobreza aumentou nos últimos cinco anos na sua zona de intervenção e 55 por cento acreditam que esta tendência continuará pelo menos nos próximos cinco anos, adiantou Helena Fabião, na apresentação do documento.
Os toxicodependentes, os idosos, os deficientes, os desempregados e os trabalhadores em situação precária são os grupos mais vulneráveis à exclusão social, sublinha a técnica da associação amigrante, que apoia imigrantes.
São estes grupos socialmente mais desfavorecidos ou em situação de risco que deverão ser objecto de uma maior incidência preferencial de intervenção por parte das ONG, sustenta Helena Fabião.
Quem não parece espantado com os resultados é o presidente da Cáritas de Leiria. até me surpreende que a pobreza não seja mais elevada, aponta ambrósio Santos, que vê crescer o número de pedidos de apoio à instituição. O problema é de tal forma persistente que se está a tornar natural, comenta.