O presidente de Israel considera que a eventual visita de Bento XVI àquele país não pode estar ligada à controvérsia que envolve o Papa Pio XII
O presidente de Israel considera que a eventual visita de Bento XVI àquele país não pode estar ligada à controvérsia que envolve o Papa Pio XII Conheço o Papa Bento XVI, com quem privei diversas vezes, e a sua visita a Israel não deve ser ligada à controvérsia sobre Pio XII , afirmou Shimon Peres à rádio pública israelita. Em causa está a polémica relacionada com a actuação de Pio XII durante o Holocausto. aquele que foi Pontífice de 1939 a 1958, é acusado por alguns judeus de ter mantido posição neutra durante a Segunda Guerra Mundial.
Temos motivos para pensar que Pio XII não fez o suficiente para salvar vidas de judeus, mas eu não quero fazer juízos. Se há provas, então é necessário examiná-las cuidadosamente , adiantou Peres. Israel renovou, ontem, o convite ao Pontífice para que visite a Terra Santa, como peregrino. Isto apesar das divergências com o Vaticano quanto à possibilidade de beatificação do Papa Pio XII.
O director da Sala de Imprensa, padre Frederico Lombardi pediu que terminem as pressões em relação à beatificação de Pio XII. Bento XVI ainda não assinou o decreto de beatificação e terá optado por um período de reflexão, aponta o sacerdote jesuíta.
Outra das razões apontadas para uma não visita é a legenda de uma fotografia de Pio XII no museu Yad Vashem, de Jerusalém. Embora a Santa Sé tenha deixado claro às autoridades israelitas que a considera inapropriada, não é correcto considerá-la um factor determinante na decisão do Papa de não visitar a Terra Santa. Embora esteja no desejo do Santo Padre, esta viagem ainda não foi programada, acrescenta o padre Lombardi.