No próximo dia 31 de Outubro terá lugar no Museu de arte Sacra e Etnologia, em Fátima, a segunda edição de “Tertúlias no Museu”
No próximo dia 31 de Outubro terá lugar no Museu de arte Sacra e Etnologia, em Fátima, a segunda edição de “Tertúlias no Museu”O Professor Doutor José antónio Falcão é o convidado especial para conversar sobre os bens patrimoniais da Igreja e especialmente do Departamento Histórico e artístico da Diocese de Beja de que é director e que se encontra a celebrar os seus 25 anos de existência.
Note-se que a União Europeia distinguiu o Departamento, em 2005, com o Prémio Europa Nostra para a Salvaguarda do Património Cultural. O Ministério da Cultura distinguiu-o em 2004 com a Medalha de Mérito Cultural. a Câmara Municipal de Beja atribuiu-lhe em 2001 a Medalha de Mérito Municipal.
Tertúlias no Museu é uma organização conjunta do Museu dos Missionários da Consolata e da Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local.
Nas últimas sextas-feiras de cada mês serão entrevistadas personalidades locais, regionais ou nacionais, que se têm destacado em várias áreas do saber, sendo debatidos temas relacionados com Fátima e também com aspectos culturais e patrimoniais.
Prof. Doutor José antónio Falcão
José antónio Nunes Mexia Beja da Costa Falcão (n. 1961) é Licenciado em História da arte e em arquitectura, Mestre em Museologia e Doutor em Teoria e História da arquitectura. Dirige desde 1984 o Departamento do Património Histórico e artístico da Diocese de Beja. Conservador-em-Chefe de Museus, desempenhou entre 2003 e 2008 as funções de Director da Casa dos Patudos – Museu de alpiarça. a sua actividade tem sido especialmente orientada para o estudo do património cultural e museológico, para cuja divulgação tem contribuído com o Comissariado de Exposições como Entre o Céu e a Terra (Prémio Prof. Reynaldo dos Santos à Melhor Exposição Temporária de 2001) e as Formas do Espírito, tanto no país como no estrangeiro. Pertence às academias Nacional de Belas-artes e Portuguesa da História. Tem publicado cerca de uma centena de títulos, entre livros, artigos Círculo e participações em congressos, a maioria dos quais à história da arte e da arquitectura. É Presidente da associação de Desenvolvimento Regional Portas do Território e Vogal do Conselho de administração de Europae Thesauri, organismo assessor da União Europeia.