Uma das formas mais eficazes de reduzir a pobreza é instalar casas de banho e ter água potável, nos países mais desfavorecidos
Uma das formas mais eficazes de reduzir a pobreza é instalar casas de banho e ter água potável, nos países mais desfavorecidos Os problemas de água provocados largamente pela ausência gritante de casas de banho adequadas em vários locais contribui enormemente para os problemas mais sérios, entre eles a estreita relação entre o mau estado de saúde e a pobreza crónica , sublinhou Zafar adeel, director da rede internacional de água, do ambiente e da saúde da Universidade das Nações Unidas, com sede no Canadá.
O relatório das Nações Unidas revela que 900 milhões de pessoas, em todo o mundo, não têm acesso a água potável e 2. 5 mil milhões vivem sem casas de banho adequadas. 80 por cento destas pessoas vivem em zonas rurais.
Dez por cento das doenças são atribuídas ao consumo de água insalubre, à falta de casas de banho e de higiene. Factores que provocaram mais de 3. 5 milhões de mortes, em 2002. Morrem anualmente 1. 4 milhões de crianças, sendo que 94 por cento dos casos podiam ser evitados.
Quatro mil milhões de pessoas contraem diarreias, todos os anos. Em consequência disso há 860. 000 mortes, anualmente, adianta a ONU. a simples melhoria de acesso à água potável, a casas de banho e lavar as mãos com sabão podem reduzir, em 25 por cento, a taxa de doenças que resultam da falta de higiene.