De velas acesas em corrente de luz e de oração pelos Objectivos do Milénio 2015
De velas acesas em corrente de luz e de oração pelos Objectivos do Milénio 2015Quatro dezenas de pessoas, muitos deles jovens, participaram na vigília missionária que decorreu ontem, na capela do seminário da Consolata. É bonito pensar que tantos jovens, tantos irmãos estão noutros lugares, para reflectir e rezar à luz dos Objectivos do Milénio.
Muito há por fazer salientou o missionário Eugénio Butti que acompanhou esta vigília. E perante o mundo actual, com tantos problemas, qual é a nossa resposta? a nossa contribuição?, questionou.
Os cânticos missionários animaram o momento de oração em que foram apresentados os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.com recurso a um powerpoint foi apontada a situação actual. Depois era acesa a vela de cada um, consoante a cor e o objectivo do Milénio, inicialmente distribuído, a cada participante.
Em Setembro de 2000, os dirigentes mundiais reunidos na Cimeira do Milénio reafirmaram as suas obrigações comuns para com todas as pessoas do mundo, especialmente as mais vulneráveis e, em particular, as crianças.comprometeram-se então a atingir um conjunto de objectivos específicos, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que irão guiar os seus esforços colectivos nos próximos anos no que diz respeito ao combate à pobreza e ao desenvolvimento sustentável.
Na vigília de oração, foram ainda lembradas as palavras de Bento XVI na mensagem a propósito deste Dia mundial das missões e o exemplo de madre Teresa de Calcutá. Eugénio Butti apontou também que está nas nossas mãos a solução, a resposta. Cristo é o nosso futuro. E lembrou que o mundo como está, sem Deus, vai morrer.