acabo de chegar da missa na Igreja da Portela, Lisboa. Não resisto a trazer algumas notícias. Sendo dia das Missões, a missa foi presidida pelo missionário da Consolata, artur Marques
acabo de chegar da missa na Igreja da Portela, Lisboa. Não resisto a trazer algumas notícias. Sendo dia das Missões, a missa foi presidida pelo missionário da Consolata, artur MarquesFui à Portela, uma vez que os leigos Diana e Rui antunes – que irão em breve para o Guiúa, Inhambane, em Moçambique – apresentariam o seu testemunho. apeteceu-me estar perto. Foi bonito testemunhar que a chama da geminação entre as duas paróquias se mantém acesa, graças ao incentivo e determinação do pároco, padre Janela, e seguramente ao apoio da Comunidade que o acompanha nesse projecto.
a homilia do padre artur foi muito bonita. Fez ver à assembleia as diferenças entre as comunidades portuguesa e africana. Evocou as missas à sombra de cajueiros, os cânticos e danças, o entusiasmo das celebrações. Foi mais uma oportunidade para relembrar o testemunho deixado pelos mártires do Guiúa, um exemplo de espírito de Missão.
Seguiu-se o testemunho dos leigos. anunciaram com leveza a sua partida por ano e meio e com simplicidade desafiaram a assembleia a ajudá-los a recolher fundos para a comunidade à qual entregam por ano e meio as suas vidas. Divulgaram a venda de um CD de música feito pelos Leigos da Consolata, chamado Entre Povos . aproveitei para comprar um e a sua qualidade é excelentíssima, tanto na forma como no conteúdo.
Os exemplos de tenacidade e os testemunhos dos padres Janela e artur são boas novas que podem ajudar a divulgar a excelente obra a que todos os dias, cheios de entusiasmo, se dedicam os missionários que trabalham no Guiúa, padres Diamantino antunes e Gabriel Casadei.