as duas Redes vão continuar a congregar esforços junto das suas igrejas, da sociedade civil e da classe Política
as duas Redes vão continuar a congregar esforços junto das suas igrejas, da sociedade civil e da classe Políticaas Redes África-Europa Fé e Justiça (aEFJN Portugal) e Desafio Miqueias (Micah Challenge Portugal) entregaram na assembleia da República e no gabinete do primeiro ministro uma Carta aberta contra a pobreza e a desigualdade. O documento foi assinado por 270 entidades cristãs e da sociedade civil. Católicos e evangélicos unidos numa mesma causa porque os pobres não são apenas números perdidos nas estatísticas. São pessoas que precisam de ser encontradas, amadas e restauradas na vertente física, material, social, moral e espiritual.
a carta foi entregue pela aEFJN Portugal e pelo Micah Challenge Portugal no gabinete do primeiro-ministro, a 16 de Outubro. a José Sócrates foi pedido um maior compromisso do Estado português para a concretização dos Objectivos do Milénio. as duas Redes cristãs pediram ainda a transferência urgente 0. 7 por cento do Produto Interno Bruto para apoio ao desenvolvimento dos países pobres.
No dia luta contra a pobreza, os responsáveis das Redes foram recebidos pelos diversos grupos parlamentares com assento na assembleia da República. Nas diversas audiências, os deputados manifestaram bom acolhimento à iniciativa e interesse em continuar este contacto com estas Redes cristãs com empenho social em Portugal e no mundo. Foram abordados assuntos relacionados coma temática da pobreza e da desigualdade: casos reais de pobreza, voluntariado e cooperação para o desenvolvimento, meio ambiente, políticas sociais e orçamento, acordos de parceria económica com os países aCP, políticas energéticas e consequências nos países mais pobres, migração e definição de um novo modelo económico mais justo e sustentável.