Como podem ser “resolvidos os grandes problemas do mundo” sem a representação permanente de um país africano ou sul-americano no Conselho de segurança das Nações Unidas (ONU)?
Como podem ser “resolvidos os grandes problemas do mundo” sem a representação permanente de um país africano ou sul-americano no Conselho de segurança das Nações Unidas (ONU)? a pergunta é do presidente francês e foi feita durante a cimeira da Francofonia que decorre no Quebeque, Canadá. actualmente, o Conselho de segurança da ONU conta com cinco membros permanentes: Estados Unidos, França, Rússia, Grã-Bretanha e China. Fazem parte ainda dez membros não permanentes eleitos por dois anos. actualmente são: África do Sul, Bélgica,Croácia, Burkina Faso, Indonésia, Itália, Panamá, Costa Rica, Líbia e Vietname.
a crise (financeira internacional) deve ser uma oportunidade de mudar hábitos e de recusar facilidades.como imaginar resolver os grandes problemas do mundo quando existe um Conselho de segurança que não tem um membro de África ou do continente sul-americano como membro permanente? .
Durante a sua intervenção, Nicolas Sarkozy sublinhou que é preciso o mundo reflectir sobre a crise financeira, a mais grave desde os anos 30.como chegámos aqui? Quem é responsável? O que se passou? O mundo deve reagir. a Francofonia tem de acentuar a necessidade de mudar o mundo , disse.
O presidente da União Europeia em exercício defendeu que o crescimento duradouro, verde e o desenvolvimento de uma agricultura alimentar em todo o mundo . Três dezenas de chefes de Estado e de governo participam na XII cimeira da Francofonia, que se realiza de dois em dois anos.