Em Outubro, particularmente, todos os caminhos vão dar a Fátima, a pé. São muitos os que percorrem quilómetros e quilómetros, lado a lado com a estrada, sem muita segurança
Em Outubro, particularmente, todos os caminhos vão dar a Fátima, a pé. São muitos os que percorrem quilómetros e quilómetros, lado a lado com a estrada, sem muita segurança a Câmara municipal de Pombal quer liderar um projecto de criação dos ‘Caminhos de Fátima’ para peões e ciclistas. O objectivo é tentar resolver o problema da segurança e, em simultâneo, promover turisticamente os concelhos onde os peregrinos passam.
Narcisco Mota refere que é possível criar algo semelhante aos ‘Caminhos de Santiago’ e defende que é possível criar trajectos como os existentes em Espanha e que abrangem uma parte de Portugal. É certo que há já alguns percursos alternativos, caminhos próprios para os peregrinos a pé chegarem a Fátima, mas não são muito procurados.
Para concretizar este projecto, torna-se necessário uma nova sinalização e a divulgação dos caminhos, salienta o autarca. Narciso Mota já reuniu com os responsáveis do Santuário para construir um centro de apoio aos peregrinos com balneários, posto médico e local para pernoitar. até já temos um terreno, mas não vejo grande dinamismo por parte de Fátima, salienta, citado pelo Jornal de Leiria.
Foram os recentes acidentes, alguns deles mortais, que levaram o deputado municipal João Melo alvim a torná-la pública. Já por diversas vezes, vivi situações complicadas envolvendo peregrinos, já que utiliza muitas vezes o IC2.