Houve crescimento económico e a criação de milhões de postos de trabalho. Mas os que ganham muito viram os seus salários aumentarem mais que os que ganham pouco
Houve crescimento económico e a criação de milhões de postos de trabalho. Mas os que ganham muito viram os seus salários aumentarem mais que os que ganham poucoO fosso entre os salários mais altos e baixos aumentou drasticamente em quase todo o mundo desde o início dos anos 1990, apesar do forte crescimento económico que criou milhões de novos postos de trabalho, segundo um relatório publicado esta quinta-feira pela agência das Nações Unidas para o trabalho. Esta sexta-feira celebra-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.
Este novo estudo também refere que a maior parte dos custos da actual crise financeira e económica irá repousar sobre os ombros de centenas de milhões de pessoas que não partilharam dos benefícios da anterior expansão económica mundial.
Este relatório demonstra de modo conclusivo que o fosso entre famílias ricas e pobres alargou-se desde a década de 1990, afirmou Raymond Torres, director do Instituto Internacional de Estudos do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho . a actual crise financeira global está vinculado a piorar tudo, a menos que as reformas estruturais de longo prazo sejam aprovadas, acrescentou o Torres.