800 milhões de pessoas não têm acesso a comida suficiente para se alimentarem, 1. 100 milhões de pessoas sobrevivem com menos de um dólar por dia, 1. 200 milhões de pessoas não tem acesso à água potável
800 milhões de pessoas não têm acesso a comida suficiente para se alimentarem, 1. 100 milhões de pessoas sobrevivem com menos de um dólar por dia, 1. 200 milhões de pessoas não tem acesso à água potávelamanhã, 17 de Outubro, é Dia internacional para a erradicação da pobreza. São muitas a iniciativas já programadas para sensibilizar os portugueses para esta causa. a iniciativa Levanta-te e actua, conta com três dias de actividades (sexta, sábado e domingo). No ano passado mais de 65 mil pessoas mobilizaram-se e participaram na acção.
Este ano, mais de uma centena de inscrições foram já efectuadas pelas mais diversas instituições. Há ainda outras acções que se pode participar e, desta forma, fazer ouvir a sua voz contra a pobreza.
O projecto Sporting Solidário associa-se à campanha e promove a abertura gratuita do Mundo Sporting (Museu) a partir das 11h para 100 jovens, com idade até aos 21 anos. Durante a visita haverá uma troca simbólica de camisolas entre os responsáveis do Sporting Solidário e da Pobreza Zero. as inscrições deverão ser efectuadas por e-mail.
O Movimento Juvenil de Olhão (MOJU), em parceria com a Pobreza Zero, fará uma concentração com workshops de teatro de rua e arte circense, juntamente com a Companhia de Dança do algarve e Conservatório de Música de Olhão. a partir das 17h30, no Jardim Pescador Olhanense. Mais informações aqui.
Em Silves, vai haver uma exposição de fotografia e palestras, uma iniciativa da Instituição Particular de Solidariedade Scial Castelo dos Sonhos, em parceria com a Pobreza Zero. O rosto da pobreza no algarve e o papel das instituições no combate à pobreza estará em análise. a Vila de Caneças está mobilizada para uma acção de rua nocturna que contará com actuações artísticas e largada de balões.
Há ainda outras actividades no dia 18 e 19 de Outubro e que pretendem alertar para o facto de, diariamente, morrerem 50 mil pessoas de pobreza extrema. O objectivo da Pobreza Zero é mobilizar cem mil pessoas nos mais diversos eventos. Não fique indiferente, é o desafio.