a situação dos direitos humanos no país está a deteriorar-se consideravelmente. Há execuções extrajudiciais, tortura e detenções arbitrárias
a situação dos direitos humanos no país está a deteriorar-se consideravelmente. Há execuções extrajudiciais, tortura e detenções arbitráriasExecuções extrajudiciais, tortura e detenções arbitrárias, a maioria atribuída às forças de segurança e de defesa, são incentivadas por uma cultura de impunidade. Estas são as principais ideias de um relatório sobre a situação dos direitos humanos na República Centro-africana, que se tem deteriorado consideravelmente.
(O governo da) República Centro-africana é urgentemente aconselhado a seguir uma política firme que se baseie resolutamente na luta contra a impunidade, afirmou a representação das Nações Unidas no país de apoio à paz, conhecida pelo acrónimo francês BONUCa.
O relatório elaborado pela secção de direitos humanos da BONUC a refere um sério agravamento da situação de segurança no Norte do país, onde as forças governamentais, grupos rebeldes e simples bandidos de estradas têm actuado, todos eles cometendo atrocidades. No Sudeste foi notada a presença e actividade dos rebeldes ugandeses do Exército de Resistência do Senhor.