Organização Mundial de Saúde coloca Portugal entre os cinco países do mundo que mais «notáveis progressos» fizeram na redução da taxa de mortalidade desde 1970. a redução é maior na idade infantil
Organização Mundial de Saúde coloca Portugal entre os cinco países do mundo que mais «notáveis progressos» fizeram na redução da taxa de mortalidade desde 1970. a redução é maior na idade infantilNo relatório de 2009 Cuidados de Saúde Primários – agora mais do que sempre, Portugal, juntamente com Chile, Malásia, Tailândia e Omã, é classificado como um dos cinco países do Mundo que mais notáveis progressos fizeram na redução da taxa de mortalidade. a redução é para menos de um quinto desde 1975.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sucesso deve-se ao melhoria do acesso às redes de saúde, que foram expandidas. Tornou-se possível graças a um compromisso político sustentável e a um crescimento económico que permitiu continuar a investir no sector da saúde.
Quanto à melhoria dos indicadores de saúde em Portugal, a OMS destaca que a esperança de vida à nascença é actualmente 9,2 anos superior ao que era há três décadas,
O organismo internacional faz notar os resultados nacionais alcançados na redução dos casos mortais em vários grupos etários. a melhoria verifica-se sobretudo na mortalidade infantil, onde se regista uma redução para metade de oito em oito anos. O estudo salienta: O desempenho de Portugal para reduzir a taxa de mortalidade em várias faixas etárias é dos mais consistentes e bem sucedidos [do mundo] nas últimas três décadas.
Outros dados avançados pelo relatório da OMS indicam que, entre 1970 e 2008, Portugal conseguiu reduzir a mortalidade perinatal em 71 por cento. a redução da mortalidade infantil (óbitos de crianças nascidas vivas que faleceram com menos de um ano) foi de 86 por cento, a de crianças em 89 por cento e a mortalidade maternal em 96 por cento. Esta performance levou a uma evidente convergência da saúde da população portuguesa com a de outros países da região, refere o documento.