Os recentes suicí­dios de figuras públicas, como o da actriz Choi Jin-sil, causaram uma onda de incredulidade e tristeza entre os sul-coreanos. O choque foi tal que originou a proposta de uma lei polémica
Os recentes suicí­dios de figuras públicas, como o da actriz Choi Jin-sil, causaram uma onda de incredulidade e tristeza entre os sul-coreanos. O choque foi tal que originou a proposta de uma lei polémicaProposta por vários legisladores do governo, a lei aponta para o controlo mais radical da liberdade de expressão na internet. Supostamente, a morte da famosa actriz deveu-se a rumores que circularam na rede e a acusavam de ser uma das causas do suicídio de um outro actor, em Setembro passado. O actor ahn Jae-hwan deveria avultadas somas de dinheiro a várias pessoas, entre as quais a actriz Choi Jin-sil. a polícia terá chegado mesmo a tentar localizar a pessoa que lançou os rumores. Mas as tentativas saíram frustradas.
a oposição e vários grupos cívicos já criticaram a actual proposta de lei, denominada acto Choi Jin-sil, acusada de atentar contra a liberdade de expressão. a lei prevê que quem decide colocar informação ou opiniões na internet deve identificar-se devidamente. Tal proposta visa acabar com conteúdos de difamação que, como neste caso, originam resultados trágicos.
a Internet na Coreia é o meio mais difuso e usado para exprimir as próprias opiniões. Permite dizer o que se quer, escondendo-se atrás do anonimato, mesmo a nível político. Já não há campanha eleitoral, quer para as presidenciais, quer para as locais, que não faça uso da internet. Os modos mais comuns são os diários pessoais e os cafés, muito difundidos, sobretudo entre as camadas mais jovens.
Por outro lado, a taxa de suicídios na Coreia não pára de aumentar. Em 2007, suicidaram-se 25 pessoas em cada 100. 000. Em 1993, o número era de 13 casos em cada 100. 000 pessoas. E, tal como noutras ocasiões, a morte recente de várias figuras públicas levou a que várias pessoas as imitassem. a depressão e as dificuldades económicas são dois dos principais motivos que levam ao suicídio.