“Que diálogo” é possível entre o cristianismo e o ateí­smo? a conversa inédita acontece numa iniciativa conjunta da Faculdade de Teologia e do portalateu.com
“Que diálogo” é possível entre o cristianismo e o ateí­smo? a conversa inédita acontece numa iniciativa conjunta da Faculdade de Teologia e do portalateu.comUm debate entre cristãos e ateus será porventura inédito. Mas que diálogo, é o que se perguntarão oradores e convidados de um encontro promovido esta quarta-feira, 15 de Outubro, num fim de tarde, em Lisboa – exactamente sobre Cristianismo e ateísmo em Portugal: Que diálogo?.
O espaço de diálogo abre-se pelo menos uma vez. Segundo a organização, que reúne a Faculdade de Teologia da Universidade Católica e o portalateu.com: O debate de ideias e de argumentos é condição essencial para um entendimento entre diferentes crenças.
Depois é dado o mote para o contexto em que surge esta conferência: O ateísmo teve recentemente uma exposição à sociedade, possivelmente sem paralelo no passado desta filosofia de vida: ateístas individuais saltaram para a ribalta mediática com livros de grande sucesso de vendas, um número elevado de comunidades virtuais foram criadas e organizações de carácter associativo foram constituídas para a promoção e divulgação do ateísmo. Num país com fortes raízes cristãs, e com uma Igreja Católica que é a religião com maior número de fiéis, o debate entre estes parceiros sociais ganha uma dimensão própria: qual a relação entre crentes e não crentes, e quais as motivações destes agentes.
Com início às 17h e encerramento pelas 20h, no auditório 511 (1º piso do edifício da FCEE da Universidade Católica), o debate contará com a presença de cristãos e de ateus, num formato de comunicações e debate, e com perguntas do público. Será possível escutar intervenções de artur Morão, sobre Fé, Ciência e ateísmo, de ana Valente que olhará para ateísmo, Religião e Comportamentos, mas também a dimensão filosófica do cristianismo, vista por alfredo Dinis e a dimensão técnica do ateísmo, na voz de Ricardo Silvestre. a entrada é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas junto de Peter Stilwell, da Faculdade de Teologia (pelo e-mail ), ou de Helder Sanches