Governo nortecoreano decidiu retomar o desmantelamento das instalações nucleares de Yongbyon. é a consequência dos Estados Unidos retirarem a Coreia da lista negra
Governo nortecoreano decidiu retomar o desmantelamento das instalações nucleares de Yongbyon. é a consequência dos Estados Unidos retirarem a Coreia da lista negraDesde o momento em que os americanos respeitaram o seu compromisso de recompensa política e de um correcto processo de verificação de acordo com o programa de desmantelamento, a Coreia do Norte decidiu retomar o desmantelamento das instalações nucleares de Yongbyon, refere a agência Kcna, que cita um porta-voz dos ministério dos Negócios Estrangeiros.
Os Estados Unidos cancelaram a Coreia da lista dos países que apoiam o terrorismo internacional e a Coreia do Norte anunciou de imediato que irá retomar o desmantelamento do seu programa nuclear. Os inspectores dos Estados Unidos e da agência Internacional para a Energia atómica vão retomar o seu trabalho de inspecção.
a retirada da Coreia do Norte da lista negra americana foi anunciada pelo departamento de estado americano a 11 de Outubro. O acordo conseguido em Fevereiro com Pyongyang tinha encravado. Os nortecoreanos tinham ameaçado retomar as actividades e expulso os inspectores até que Washington cumprisse o acordado.
a Coreia do Sul saudou a retirada do seu vizinho do Norte da lista negra. Para Seul representa uma oportunidade para a normalização dos colóquios a seis e para o abandono final dos programa nucleares da Coreia do Norte. O Japão fez saber que é extremamente deplorável a decisão norteamericana. E recordou que ainda não está resolvido o caso dos numerosos japoneses raptados por agentes nortecoreanos nos anos 70, verdadeiros actos terroristas.