Procissão solene atravessa, entre a multidão, a praça de São Pedro. No adro da basílica vaticana, Bento XVI proclama quatro novos santos. Entre eles, sobe aos altares a primeira santa indiana
Procissão solene atravessa, entre a multidão, a praça de São Pedro. No adro da basílica vaticana, Bento XVI proclama quatro novos santos. Entre eles, sobe aos altares a primeira santa indianaIrmã alfonsa da Imaculada Conceição é o novo símbolo da minoria cristã, que na Índia tem estado debaixo de fogo nos últimos meses. Religiosa da congregação das Clarissas da Ordem Terceira de são Francisco, anna Muttathupadathu, o nome de baptismo da santa nativa da Índia, viveu na época colonial, de 1910 a 1946.
Na homilia proferida na praça de São Pedro, depois da canonização, Bento XVI apresentou ao povo indiano a religiosa de Kerala, exemplo de uma vida de extremo sofrimento físico e espiritual. O Papa definiu-a como uma mulher excepcional, que renunciou ao casamento para se dedicar à oração. Sem qualquer aceno à situação actual dos cristãos da Índia, o Papa pôs o sublinhou o sofrimento e a cruz como meios para chegar até Deus.
Os outros três canonizados são o sacerdote italiano Gaetano Errico (1791-1860), fundador dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria; Maria Bernarda Buetler (1848-1924), virgem e fundadora da congregação das Irmãs Franciscanas de Maria auxiliadora; Narcisa Di Gesù Martillo Moràn, leiga equatoriana (1832-1869). Na praça de São Pedro estavam presentes delegações sobretudo da Índia. Estava também o vice-presidente do Equador, Lenin Moreno Garcez, o ministro indiano do trabalho e outros políticos.