“Na luz e na sombra de um imperador” é um encontro que terá lugar em Lisboa sobre a vida de Tomás Pereira que, na China, obteve tolerância para o cristianismo
“Na luz e na sombra de um imperador” é um encontro que terá lugar em Lisboa sobre a vida de Tomás Pereira que, na China, obteve tolerância para o cristianismoSeguir os passos na luz e na sombra de um imperador é a proposta de um simpósio internacional, para acompanhar a vida e obra de Tomás Pereira, sacerdote jesuíta que viveu nos séculos XVII e XVIII, e que se realizará em Lisboa, de 10 a 12 de Novembro.organizado pela Fundação Oriente, Instituto Ricci de Macau, Instituto do Oriente do ISCSP e Centro de História das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o encontro será depois continuado em Macau, para comemorar o terceiro centenário da morte deste jesuíta.
O tema do simpósio enquadra a vida deste sacerdote que trabalhou na corte de um imperador no território chinês, durante mais de 30 anos (1673-1708): Na luz e na sombra de um imperador. Tomás Pereira, s. j. , o imperador Kangxi e a missão jesuíta na China, quer olhar para a vida de um homem a quem, para além de cargos e influências políticas exercidas, se ficou a dever o Édito Imperial de Tolerância do Cristianismo na China.
Os debates decorrerão em Lisboa, no Museu do Oriente, na Sala Beijing, e quer adoptar, nas palavras da organização, uma perspectiva interdisciplinar que revisite a vida e a obra de Tomás Pereira no contexto da Missão da China, da política chinesa e da cultura da corte do seu tempo. Mais informações podem ser obtidas no site do Museu.