Vinte intervenções na aula sinodal, de cinco minutos cada, indicam que padres terão de preparar melhor as homilias: mais credí­veis e bem preparadas, devem beber na Palavra de Deus
Vinte intervenções na aula sinodal, de cinco minutos cada, indicam que padres terão de preparar melhor as homilias: mais credí­veis e bem preparadas, devem beber na Palavra de DeusO analfabetismo religioso vence-se com homilias mais credíveis e melhor preparadas, radicadas na Palavra de Deus explicada aos fiéis. Segundo a sala de imprensa, os 20 padres sinodais que intervieram na sessão, de terça-feira à tarde, bateram nesta tecla. Sublinharam a necessidade de tornar as homilias mais credíveis e preparadas.
Os sacerdotes devem explicar a palavra de Deus, sem recorrer a outras fontes. Deverão evitar polémicas ou, pior ainda, pôr-se contra os fiéis. Um bom pregador deve conhecer bem Jesus e ter uma vida de oração. as homilias dos 54 domingos do ano litúrgico são uma boa oportunidade de evangelização e de anúncio da Palavra, para superar um certo analfabetismo religioso.
abundam as sugestões práticas, como a preparação de leitores, ministério do leitorado, a necessidade dos sacerdotes lerem e documentaram-se mais desde o tempo do seminário. Foi também sugerido que se façam traduções mais acessíveis da Bíblia, que se utilizem subsídios, como boletins dominicais que podem ser levados para casa para meditação. Foram aconselhadas instalações acústicas adequadas para uma melhor audição.