Cerca de 85 por cento dos 26 mil soldados e agentes policiais esperados para a UNaMID, devem estar no terreno proximamente
Cerca de 85 por cento dos 26 mil soldados e agentes policiais esperados para a UNaMID, devem estar no terreno proximamenteas forças de manutenção de paz no Darfur seriamente pressionadas, que têm procurado encontrar países dispostos a fornecer tropas e equipamentos, devem atingir dois terços do seu número total até ao final deste ano, revelou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Cerca de 85 por cento dos 26 mil soldados e agentes policiais esperados para a missão de manutenção da paz, conhecida como UNaMID (que envolve soldados da União africana e capacetes azuis, da ONU), devem estar no terreno no máximo até ao próximo mês de Março, apesar dos muitos obstáculos, adiantou Ki-moon. Mas acrescentou que o número pode ter de ser ajustado ligeiramente, dependendo das circunstâncias nesta região sudanesa.
apenas uns dez mil soldados estão actualmente destacados no Darfur, centro de uma feroz luta entre facções e o Governo de Cartum e local de sofrimento humanitário generalizado desde 2003.