a Guiné Equatorial é um dos 30 maiores produtores de petróleo do mundo. Contudo a maioria dos seus habitantes vive ainda mergulhada na pobreza
a Guiné Equatorial é um dos 30 maiores produtores de petróleo do mundo. Contudo a maioria dos seus habitantes vive ainda mergulhada na pobreza a Guiné Equatorial é a ditadura onde ninguém fala. O governo embolsa milhões anualmente, graças ao petróleo, enquanto 60 por cento da população vive com menos de um dólar por dia, afirmou Sasha Lezhnev, conselheiro da Global Witness, organização não governamental. O governo não revela onde tem depositados no estrangeiro mais de dois mil milhões de dólares provindos de recursos nacionais.
Em 2007, a Guiné Equatorial vendeu 1. 800 milhões de barris de petróleo, no valor de 4. 300 milhões de dólares, segundo o Banco dos Estados de África. a soma equivale a 90 por cento da economia do país. a Exxon Mobil descobriu, em 1992, uma das principais jazidas de petróleo ao largo das costas de Bioko, de onde se extrai, hoje, à volta de 75 por cento da produção petrolífera do país.
No entanto, segundo a UNICEF, agência das Nações Unidas para a Infância, nem sequer metade da população tem acesso à água potável e 20 por cento das crianças morrem antes de completar cinco anos. O custo médio de uma consulta médica anda à volta de 60 dólares, ao passo que o salário mínimo fixado pelo governo é de apenas 186. O petróleo só serve para nos tornar mais pobres, exclama um habitante de ilha de Bioko.
Os jornalistas estrangeiros estão proibidos de fotografar nos bairros de lata da capital e arredores, semuma acreditação especial concedida pelo governo. São os próprios habitantes desses bairros que impedem os jornalistas de fotografar: as pessoas que vivem na miséria não querem ser fotografadas, explica um jornalista local.
Segundo o índice de 2008 da organização Transparency International, a Guiné Equatorial ocupa o oitavo lugar entre os países mais corruptos do mundo. a repartição dos proveitos petrolíferos é a principal causa da corrupção.