Foi há 18 anos em Roma no Dia Mundial das Missões. a 7 de Outubro de 1990, João Paulo II declarou bem-aventurado o fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata
Foi há 18 anos em Roma no Dia Mundial das Missões. a 7 de Outubro de 1990, João Paulo II declarou bem-aventurado o fundador dos Missionários e Missionárias da ConsolataOs filhos e filhas do Beato José allamano festejam hoje, onde quer que se encontrem, o aniversário da beatificação do seu Fundador. Para assinalar a data, a direcção geral do Instituto, por mandato do Capítulo, promoveu o biénio da interculturalidade.
assistimos nestes últimos decénios à passagem de um monocentrismo cultural, dominado pela cultura ocidental, para a valorização de outras culturas que se impuseram pela consolidação de povos, nações e continentes emergentes, escreve o superior geral juntamente com o seu conselho. a consequência desta passagem foi a relativização, nem sempre em modo evidente, e a superação de todas as formas de monocentrismo cultural.
É uma mudança que tem consequências profundas na actividade missionária e exige novas formas de estar em missão. O novo contexto, devido ao fenómeno da globalização, apresenta novos riscos, mas oferece também novas oportunidades, lê-se no documento de apresentação do biénio de reflexão sobre a interculturalidade.
Conscientes de que tal fenómeno não explica tudo, cremos, no entanto, que o seu aparecimento na história da humanidade nos ajuda a compreender melhor a realidade que nos envolve e permite-nos reformular com sabedoria o nosso modo de pensar.como missionários deste mundo novo, queremos interpretá-lo como dom e graça, capaz de influenciar notavelmente o desejo de fraternidade entre todos os povos da terra.
Durante dois anos, a família missionária da Consolata é convidada a debruçar-se sobre este novo fenómeno que toca e interfere com as nossas sociedades Este novo contexto pode ajudar o caminho de família universal do nosso Instituto, convidando-nos a abrirmo-nos à epifania do outro. a carta de apresentação do biénio está disponível na Internet.