Terão os piscicultores capacidade de fornecer o mercado assegurando a protecção do consumidor, a integridade ambiental e a responsabilidade social nos países pobres
Terão os piscicultores capacidade de fornecer o mercado assegurando a protecção do consumidor, a integridade ambiental e a responsabilidade social nos países pobres a Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO) manifestou esta segunda-feira a sua preocupação com o que a indústria da aquacultura possa enfrentar para satisfazer a procura mundial de pescado, com uma crescente população mundial a consumir mais peixe, e com os pequenos agricultores nos países pobres a enfrentarem dificuldades em exportar os seus produtos.
O sector da aquacultura ou da piscicultura terá de produzir 80,5 milhões de toneladas por ano só para manter o actual consumo per capita de peixe, segundo a FaO. Em 2006, os aquicultores produziram 51,7 milhões de toneladas, cerca de metade do peixe consumido em todo o mundo – que foi de 100 milhões.
a necessidade de mais peixe destas pisciculturas tem sido intensificada porque os chamados tradicionais locais de captura de peixe, nos mares, lagos e rios, atingiram um tecto, em termos de produção. a questão continua a ser se o sector da aquacultura pode crescer suficientemente rápido, para sustentar a procura prevista para o peixe, assegurando simultaneamente a protecção do consumidor, mantendo a integridade ambiental e alcançando a responsabilidade social, questiona-se um relatório da FaO.