a fraca precipitação de chuvas registada na Eritreia, conjugada com a diminuição da produção de ví­veres faz temer o pior para a população mais vulnerável
a fraca precipitação de chuvas registada na Eritreia, conjugada com a diminuição da produção de ví­veres faz temer o pior para a população mais vulnerávelas organizações humanitárias lançaram o aviso: as consequências poderão ser nefastas devido às pequenas quantidades de chuvas e à subida de preços no mundo. Os grupos e a população mais frágil do país vão sofrer a fome. Regista-se um agravamento da desnutrição severa junto das crianças, nas diferentes regiões da Eritreia, segundo a UNICEF, agência das Nações Unidas (ONU) para a Infância.
a gravidade da situação faz-se sentir na medida em que um grande número de imigrantes eritreus desloca-se para a região de afar, na Etiópia, refere a agência das ONU para as ajudas humanitárias. O seu estado de nutrição é extremamente grave.
Composta prevalentemente de pastores, a população da Eritreia é sobretudo afectada pela falta de pastagens para o gado. O início da época das sementeiras foi retardado pelo facto das poucas quantidades de chuva terem começado a cair só em Junho. as chuvas azmera (Março-Maio) foram inferiores à média. as chuvas Bahri (Outubro-Fevereiro) já tinham sido muito escassas. Os agricultores não terão conseguido produzir 200 mil toneladas de cereais, menos de metade da produção de 2007.
a Organização Mundial da Saúde está já a desenvolver programas para garantir melhores condições a cerca de 120 mil crianças, com menos de cinco anos. a Cruz Vermelha da Eritreia está a preparar-se para enfrentar uma catástrofe. Normalmente a Eritreia mal consegue prover a 60 por cento das necessidades alimentares. Vê-se forçada a importar grandes quantidades de alimentos.