a abertura do Sínodo realiza-se pela primeira vez fora da basílica de são Pedro. Terá lugar amanhã, 5 de Outubro, na basílica maior de São Paulo fora de muros
a abertura do Sínodo realiza-se pela primeira vez fora da basílica de são Pedro. Terá lugar amanhã, 5 de Outubro, na basílica maior de São Paulo fora de murosEscutar a Palavra de Deus significa perceber o que é proclamado, meditar sobre tal anúncio para que se transforme em vida concreta, explicou o bispo Nikola Eterovi?, secretário-geral do Sínodo dos Bispos. Bento XVI convocou os padres sinodais para reflectirem sobre a Palavra de Deus, sobre a sua centralidade na vida da Igreja e sobre o seu dinamismo que impele os cristãos a anunciar com palavras e com o exemplo da vida a Boa Nova, explicou o prelado.
Sobre o tema a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, a 12a assembleia Sinodal reunirá mais de 400 participantes. Os padres sinodais são 253, provenientes: 51 de África, 62 da américa, 41 da Ásia, 90 da Europa e 9 da Oceânia. O mais idoso é o patriarca de antioquia dos Maronitas, cardeal Pierre Nasrallah Sfeir, de 88 anos, e o mais novo, 39 anos, anton Leichtfried, bispo de auxiliar de Sankt Polten, Áustria.
Colaborarão nos trabalhos sinodais 41 peritos e 37 auditores, assim como representantes de 10 Igrejas e comunidades eclesiais. Entre eles os patriarcas de Moscovo, da Sérvia e da Roménia; a Comunhão anglicana, a Federação luterana mundial e o Conselho Ecuménico das Igrejas.
Participarão ainda três convidados especiais do Papa. Bento XVI convidou o rabino chefe de Haifa, Shear Yashyv Cohen. É a primeira vez que um rabino e um não-cristão fala aos padres sinodais. Ilustrará o modo como o povo hebraico lê e interpreta a Escritura. Os outros dois convidados do Papa são Miller Milloy, secretário-geral da United Bible Societies, e o Irmão alois, prior da comunidade de Taizé.
Bento XVI presidirá à Eucaristia de abertura da 12a assembleia Sinodal e à Eucaristia de conclusão, que terá lugar na basílica de São Pedro a 26 de Outubro. O Papa presidirá ainda a outras duas celebrações eucarísticas: a 12 de Outubro para a canonização de quatro beatos que se distinguiram na escuta e prática da Palavra de Deus; e a 19 de Outubro, presidirá à missa do cinquentenário da morte de Pio XII, um grande impulsionador dos estudos bíblicos.