Celebra-se a 5 de Outubro o Dia Mundial dos Professores. No mundo regista-se uma Terrí­vel falta de educadores para garantir o ensino primário a toda a gente
Celebra-se a 5 de Outubro o Dia Mundial dos Professores. No mundo regista-se uma Terrí­vel falta de educadores para garantir o ensino primário a toda a genteSalários baixos, classes demasiado numerosas, contratos precários, formação que, por vezes, deixa a desejar, desenham o panorama do Dia mundial dos Professores de 2008, que terá lugar a 5 de Outubro. a jornada apresenta-se como uma ocasião para prestar homenagem a uma profissão que desempenha um papel essencial na educação de jovens e adultos, refere uma nota da UNESCO.
Nesta ocasião, 4 de Outubro, a agência das Nações Unidas (ONU) promove uma mesa redonda, juntamente com a UNICEF, PNUD e outras organizações similares. No centro do encontro estará a falta de ensinantes que se verifica no mundo. Segundo a UNESCO seriam necessários mais 18 milhões, para garantir o ensino primário universal até 2015. Segundo a agência da ONU para educação e cultura, África precisa de, pelo menos, 3,8 milhões de docentes. Por outro lado as classes não deveriam superar o número de 40 alunos. No Ruanda e Moçambique têm, em média, 60.
a mensagem conjunta dos directores gerais das várias agências da ONU insiste neste ponto. O problema não é apenas quantitativo. E acrescenta: a formação de muitos ensinantes nos países em desenvolvimento é um obstáculo. E concluem: Só políticas coerentes podem favorecer a utilização de ensinantes em número suficiente, garantir o seu estatuto e assegurar uma formação de qualidade.