Em 2007, Portugal tinha 1. 8 milhões de idosos. Em 2050, um terço da população portuguesa terá mais de 65 anos
Em 2007, Portugal tinha 1. 8 milhões de idosos. Em 2050, um terço da população portuguesa terá mais de 65 anosOs primeiros dados são do Instituto Nacional de Estatística, os segundos são, ainda, estimativas do Programa Nacional de Saúde para as Pessoas Idosas. Os números indicam ainda que, actualmente, 12 por cento dos idosos portugueses residem isolados.
E há mais números que apresentam a realidade dos que têm mais de 65 anos, lembrados particularmente neste Dia internacional das pessoas idosas. Um estudo da associação Nacional de Farmácias adianta que sete em cada dez pessoas com mais de 65 anos estão mal nutridas.
E a saúde destas pessoas? Há dados do Instituto de Formação e Inovação. as mulheres sofrem uma grande sobrecarga em áreas como os ossos e o sistema motor, provocada por terem a seu cargo a maior parte dos trabalhos como a lide da casa, a educação dos filhos, outros familiares, além da sua própria carreira , explicou Maria João Quintela.
Para assinalar a data, existem várias iniciativas de norte a sul do país e que pretendem proporcionar momentos de convívio. a assembleia geral das Nações Unidas proclamou o dia 1 de Outubro, Dia internacional das pessoas idosas, no seguimento de diversas medidas tomadas, como o Plano de acção internacional de Viena sobre o envelhecimento.