Quem casa pela Igreja tem de perceber muito bem o significado do matrimónio, defende alejandro Torres Gutierrez
Quem casa pela Igreja tem de perceber muito bem o significado do matrimónio, defende alejandro Torres GutierrezO especialista em direito eclesiástico da Universidade de Navarra considera que a Igreja Católica deve fazer sobre esta matéria uma ampla reflexão crítica, a propósito da nova lei do divórcio. Se os fiéis são consequentes com as suas crenças, então sabem que quando estão a contrair um matrimónio canónico, contraem um compromisso que vai ser indissolúvel. É importante sensibilizar os fiéis, para que saibam os compromissos que estão a assumir, disse à Rádio Renascença.
O professor alerta ainda para a necessidade de uma maior responsabilização dos nubentes: O Estado pode legislar o que quiser, mas se os fiéis, quando contraem o matrimónio, assumem o compromisso da indissolubilidade, existir ou não uma lei do divórcio seria uma questão que não teria, em princípio, consequências.
Ou seja, é um problema de saber qual é a atitude dos fiéis, e é preciso fazer uma reflexão crítica sobre isso . Porque, na maior parte das vezes, estamos diante de um acto meramente social e talvez se deva exigir uma preparação ainda maior para as pessoas acederam ao matrimónio canónico, refere.