Depois de vários meses de investigação a Comissão de Inquérito às Eleições declara-se incapaz de determinar de quem é a culpa maior
Depois de vários meses de investigação a Comissão de Inquérito às Eleições declara-se incapaz de determinar de quem é a culpa maior a comissão de inquérito ao processo eleitoral de Dezembro último do qual resultou a eleição do actual presidente Mwai Kibaki e as consequentes lutas tribais com mortos, feridos e destruição de bens, acaba de apresentar os resultados das suas investigações. E, ao mesmo tempo, declara-se incapaz de determinar quem tem mais culpas.
O juiz sul-africano, Johann Kriegler, e a comissão por ele chefiada concluíram que todos os grupos políticos usaram meios ilícitos para influenciar o exercício eleitoral. E de tal modo o fizeram, que não é possível determinar com certeza absoluta os resultados do processo e consequentemente a eleição do presidente Kibaki.
Depois de tantos meses de estudo e interrogação de testemunhas chegou- se assim a uma solução salomónica. Não se dá razão a ninguém, dando assim razão a todos. Fica tudo como estava para evitar males maiores.
Os partidos políticos, especialmente o do presidente, do vice- presidente e o do primeiro ministro, podem assim dizer que os opositores fizeram batota. Deste modo não precisam de entrar no pormenor de que a batota foi generalizada. Saem todos da contenda de cabeça erguida e sorriso nos lábios.
Convém agora dar um passo em frente e dedicar todos os esforços ao trabalho da reconstrução nacional. Todos os partidos da coligação parecem dispostos a sepultar as antigas inimizades, pelo menos até 2012, e a trabalhar juntos para o bem do país.