Em causa “o conceito de pessoa humana, o significado da verdade, o sentido da vida, do sofrimento e da morte, a distinção entre o bem e o mal, e a harmonia entre liberdade e responsabilidade”
Em causa “o conceito de pessoa humana, o significado da verdade, o sentido da vida, do sofrimento e da morte, a distinção entre o bem e o mal, e a harmonia entre liberdade e responsabilidade”Em Nota pastoral divulgada a propósito da Semana da Educação Cristã que decorre de 5 a 12 de Outubro, e sob o tema Palavra de Deus, verdade que dá sentido à vida , a Comissão Episcopal da Educação Cristã mostra-se preocupada com o surgimento de muitas incertezas e divergências de opiniões sobre temas fundamentais, acentuadas por uma crescente tendência de individualismo e de subjectivismo ético .
Nas quatro páginas do documento, os prelados propõem aos cristãos empenhados no vasto campo da Educação que dêem, em toda a sua actividade de educadores, primazia à Palavra de Deus, verdade que dá sentido à vida . Em pleno ano Paulino e, em e simultâneo com o início da XII assembleia-geral ordinária do Sínodo dos bispos, a Bíblia surge como uma das recomendações aos professores e catequistas. Para que as crianças, os adolescente e os jovens que lhes estão confiados se sintam estimulados pela leitura, se familiarizem com a Bíblia e possam chegar a dialogar com Deus a partir dela. Mas, acima de tudo, é necessário que os educadores acreditem naquilo que ensinam e vivam de acordo com o que recomendam aos seus educandos .