a associação ateí­sta Portuguesa (aaP) considera que a visita a Fátima dos nove mil idosos famalicenses demonstra uma “inaceitável quebra da laicidade do Estado”
a associação ateí­sta Portuguesa (aaP) considera que a visita a Fátima dos nove mil idosos famalicenses demonstra uma “inaceitável quebra da laicidade do Estado” Todos os anos fazemos um passeio/convívio recreativo ao Santuário de Fátima, mas não é verdade que se trate de um passeio religioso. Ninguém é obrigado a entrar no Santuário para qualquer acto religioso. as pessoas fazem o que bem lhes apetece na cidade , explica o vice-presidente da autarquia .
Leonel Rocha garantiu também que a autarquia ouviu sempre os idosos sobre os espaços a visitar: Tentamos marcar para outros locais o passeio mas a maioria esmagadora preferiu ir a Fátima , afirmou.
Mas a verdade é que o passeio dos idosos do concelho de Vila Nova de Famalicão, suportado pelo município, ao Santuário de Fátima está a ser contestado. Num Estado laico, as autarquias não devem apoiar oficialmente a devoção a uma religião , explica a associação, à Lusa.
O vice-presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Fernando Soares Loja, considerou que a iniciativa autárquica não é razoável e viola claramente o princípio da separação .