a 19 de Outubro, penúltimo domingo do mês, celebra-se o Dia Missionário Mundial
a 19 de Outubro, penúltimo domingo do mês, celebra-se o Dia Missionário Mundial

Bento XVI escreveu uma mensagem, convidando a reflectir acerca da urgência que subsiste em anunciar o Evangelho. Nela apresenta São Paulo como modelo do compromisso apostólico.
anunciar o Evangelho não é um título de glória, mas uma tarefa e uma alegria, escreve Bento XVI. O Papa dirige-se aos diversos carismas e ministérios da Igreja. ao bispo: O seu compromisso consiste em tornar missionária toda a comunidade diocesana, contribuindo de bom grado e conforme as possibilidades, para destinar presbíteros e leigos a outras Igrejas para o serviço da evangelização. Em seguida dirige-se aos presbíteros: Sede pastores e evangelizadores entusiastas; e aos religiosos consagrados: Levai o anúncio do Evangelho a todos, especialmente aos que estão distantes mediante um tes¬te¬munho coerente de Cristo e um seguimento radical do Evangelho. Por fim escreve aos fiéis leigos: abre-se diante de vós um areópago complexo e multifacetado a ser evangelizado: o mundo.
O Dia Mundial Missionário foi pedido ao Papa pelo Beato José allamano, em 1912, juntamente com os superiores gerais dos Institutos Missionários. Devido às convulsões da guerra, o Papa Pio X não pôde dar andamento à ideia. até que em 1926, Pio XI instituiu o Dia Missionário Mundial, que se tem celebrado ininterruptamente todos os anos, para colocar a Igreja em estado de missão permanente.