Os bispos das igrejas de territórios lusófonos propõem-se a “proporcionar maior comunicação em rede”
Os bispos das igrejas de territórios lusófonos propõem-se a “proporcionar maior comunicação em rede”Esta é uma das propostas que resulta do VIII Encontro das presidências episcopais das Igrejas lusófonas, reunidas em Macau, de 24 a 28 de Setembro. Para que essa comunicação se estabeleça, os bispos pedem à Ecclesia que desenvolva a ligação efectiva entre todos, em articulação com a Fundação Evangelização e Culturas.
a criação de uma bolsa de voluntariado nos diferentes campos, em correspondência com uma bolsa de necessidades, apresentadas pelas dioceses ou países é outra das propostas que saem deste encontro. a formação de padres e leigos é ainda preocupação para as presidências episcopais que destacam a necessidade de sensibilizar empresários católicos para investirem na área da saúde em regiões com enormes necessidades.
a reorganização da actuação das instituições presentes no sector da cooperação com países lusófonos: Fundação Evangelização e Culturas, Caritas e Fundação ajuda à Igreja que Sofre, criando uma mais efectiva, qualificada e universal consciência, promotora do acompanhamento e ajuda a projectos em desenvolvimento nas várias igrejas é ainda apontada. Os bispos entendem ainda ser necessário o oferecer o contributo de todas as igrejas lusófonas para a viabilização de um programa de promoção e valorização da língua portuguesa, nas áreas do ensino e da comunicação social.