Desde sexta-feira, 19 de Setembro, «confrontos cada vez mais intensos em Mogadí­scio, capital da Somália, provocam um aumento dramático do número de feridos e hospitalizados», refere MSF
Desde sexta-feira, 19 de Setembro, «confrontos cada vez mais intensos em Mogadí­scio, capital da Somália, provocam um aumento dramático do número de feridos e hospitalizados», refere MSF a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) informa que o seu hospital de Daynile, nos arredores da capital, registou um aumento de feridos. Dos 65 pacientes entrados sexta-feira na urgência, 53 apresentavam feridas graves causadas pelos confrontos com tiros de morteiro e armas de fogo. Entre os feridos havia 13 mulheres e 12 crianças com menos de 16 anos.
Depois de uma relativa diminuição do número de pacientes no hospital de Daynile, em Julho e agosto, o actual aumento segue-se ao intensificar-se dos combates nas zonas residenciais densamente povoadas de Mogadíscio, revela MSF. Desde o início de 2008, o hospital de Daynile tratou à volta de 3700 pessoas, vítimas de traumatismo. Mais de metade eram mulheres e crianças com menos de 14 anos e metade dos pacientes apresentavam feridas de guerra.
MSF está presente, há mais de 17 anos, na Somália meridional e central. Dirige actualmente 12 projectos em nove regiões do país. Presente com 1437 agentes humanitários, tem um orçamento de 24 milhões de euros para 2008.